Nova Prata - sexta, 19 de abril de 2024
Logo
Geral Nova Prata - RS, 28/04/2014 - 12:14 por Jornal Popular
Implantado o Serviço de Assistência Jurídica Gratuita – SAJU
A Universidade de Caxias do Sul através do Núcleo Universitário de Nova Prata implantou, na noite da segunda-feira, 14 de abril, o Serviço de Assistência Gratuita do NUPRA - SAJU.

Descerramento da placa alusiva ao evento

A solenidade de implantação teve início às 18 horas, com a presença do reitor da Universidade de Caxias do Sul - Isidoro Zorzi; do Diretor no NUPRA - professor Mário Coser; do prefeito de Nova Prata - Volnei Minozzo, e do vice Serginho; secretários municipais; juiz de Direito Carlos Coester; presidente da OAB Gustavo B. Prates; professor Miguel Santin, professor Inácio Capelari, presidente da CDL, Jorge Capelari, representantes de entidades, alunos do curso de Direito, membros do Diretório Acadêmico e professores do NUPRA, além de convidados especiais.

A solenidade teve início com o descerramento de placa alusiva ao evento.

Posteriormente, fizeram uso da palavra a Coordenadora do Curso de Direito do NUPRA - professora Justina Inês Dall’Igna, o diretor do NUPRA - Mário Coser, o prefeito Volnei Minozzo, o juiz Dr. Carlos Coester e o reitor da Universidade de Caxias do Sul - professor Isidoro Zorzi.

Todos destacaram a importância da instalação do serviço de assistência jurídica gratuita, principalmente no que diz respeito ao atendimento à comunidade carente da Comarca de Nova Prata. Salientaram o trabalho e a atuação da Universidade de Caxias do Sul na comunidade regional, principalmente na produção de conhecimento.

O diretor do NUPRA, professor Mário Coser, afirmou que "Todas as ações que a UCS faz vêm contribuindo para tornar o nosso mundo mais digno e melhor".

O prefeito Volnei agradeceu também a abertura dos novos cursos de engenharia, destacando que é uma conquista da região.

O Dr. Carlos Koester destacou a importância do trabalho a ser realizado pelo SAJU, principalmente porque a Comarca tem apenas um defensor público.

O reitor Isidoro Zorzi falou sobre a Universidade e disse que a UCS é uma universidade comunitária, deixando de ser a Universidade de Caxias do Sul para ser a "Universidade Comunitária da Serra – UCS".

Após foi servido em delicioso coquetel.



Confira o discurso da professora Justina


Ilustríssimo Reitor da Universidade de Caxias do Sul, Prof. Izidoro Zorzi.

Demais autoridades Acadêmicas e Civis, presentes ou representadas.

Senhoras e Senhores.

Hoje é um dia muito especial. Marco na consolidação do curso de Direito em Nova Prata.

O Curso de Direito da Universidade de Caxias do Sul busca contribuir com a sociedade, formando cidadãos/profissionais conhecedores da ciência jurídica, que pautam suas ações por princípios éticos de liberdade e respeito à pessoa, comprometidos com a formação de uma sociedade mais justa e com o seu próprio desenvolvimento integral.

A Universidade busca preparar profissionais científica e tecnicamente habilitados a operar o Direito em todas as suas dimensões, que possam contribuir com o desenvolvimento individual e social das pessoas e comunidades onde vivem e com quem venham a trabalhar.

Neste semestre letivo implantou-se o 10º e último semestre da grade curricular do curso de Direito, no NUPRA. Dentre as disciplinas obrigatórias previstas, encontra-se Estágio de Prática Jurídica, disciplina que, juntamente com as demais práticas jurídicas, oportuniza incursões do aluno no universo profissional da área, exigindo dele não só a aplicação, mas principalmente a ampliação, o aprofundamento e a reelaboração de conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

O Estágio de Prática Jurídica proporciona aos alunos vivenciar formas preventivas e/ou alternativas na composição de lides, manusear, analisar, redigir, fundamentar e argumentar sobre instrumentos a elas referentes, bem como, o contato direto com quem pleiteia direitos, além de observar processos da propositura das ações até os recursos, neles intervindo de forma pertinente e adequada.

Para que se possa viabilizar a aproximação do aluno concluinte do curso de Direito com a realidade social e forense, faz-se necessária a implantação do SAJU - Serviço de Assistência Jurídica Gratuita que, nas Unidades da UCS, onde se encontra implantado, já se tornou um referencial de defesa da sociedade carente.

Neste semestre letivo, o SAJU conta, no NUPRA, com uma Coordenação, de minha responsabilidade, de três Professores/Orientadores/Advogados, os Colegas Carlos Francisco Büttenbender, Rodrigo André Radin e Paulo Francisco Mossi, além da Secretária/Bolsista, Marindia Didoné. Merece destaque, em especial, o apoio incondicional do Diretor do NUPRA, Prof. Mario Coser, que não mediu esforços para que o SAJU se tornasse realidade.

São 24 alunos, vários deles aqui presentes, distribuídos em 3 turmas de Estágio de Prática Jurídica. Sem dúvida, nossos acadêmicos estão, a partir de agora, aptos a prestar atendimento jurídico, individual e qualificado, na área de Direito Civil – Direito de Família, à comunidade carente afeta à Comarca de Nova Prata.

Estamos certos de que contaremos com o apoio da sociedade pratense e regional, dos Poderes Públicos Municipais, do Poder Judiciário, do Ministério Público, da OAB, da Defensoria Pública, entre outros. Estamos aqui para somar, para acrescer e sempre à disposição da sociedade regional carente.

Assim, mais uma vez, a Universidade de Caxias do Sul, cumpre com a sua missão que é de produzir, sistematizar e socializar o conhecimento com qualidade e relevância para o desenvolvimento sustentável, além de atender aos seus princípios, dentre os quais tomo a liberdade de destacar Respeito à Pessoa Humana; a Responsabilidade Social e a Inserção Local e Global.

Agora, é só trabalhar!!!

Muito Obrigada a todos!
Veja Mais Fotos:

Jornal Popular

Rua Presidente Vargas, 542 - Caixa Postal 31

Nova Prata/RS - CEP: 95320-000

Email: jornal@jornalpopular.com.br

Fone/Fax: (54) 3242 1907

cardume.net
agência digital