Nova Prata - terça, 23 de abril de 2024
Logo
Geral Porto Alegre - RS, 11/03/2014 - 21:59 por Jornal Popular
MDS concede Certificado de Entidade Beneficente à Ascar

Evento contou com a presença da Ministra Tereza Campello

Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) deferiu o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas-Filantropia) à Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar) referente ao requerimento de 2003. O anúncio foi dado em coletiva à imprensa no início da tarde da terça-feira, 11, pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, acompanhada do governador do RS, Tarso Genro. Na quarta-feira, 12, a informação foi publicada no Diário Oficial da União.

A certificação será válida por três anos, estendendo-se, portanto, até março de 2017, quando deverá ser renovada. "Estamos constituindo com o Governo do Estado um grupo de trabalho para pensarmos, nestes três anos, em uma solução estrutural e definitiva para a Ascar. Esta medida garante que a Instituição execute as suas ações com tranquilidade daqui para frente", afirmou a ministra Tereza Campello. "Este é, sem dúvida, um momento de júbilo para a agricultura familiar no Rio Grande do Sul", destacou o governador Tarso Genro, afirmando que a Emater/RS-Ascar é essencial para o desenvolvimento do meio rural gaúcho.

Conforme o advogado que defende que Emater/RS-Ascar no processo de recuperação do Cebas-Filantropia, Rodrigo Dalcin, a medida não extingue o passivo de cerca de R$ 2 bilhões referentes às cobranças de débitos decorrentes da revogação da imunidade, "mas nos dá excelentes argumentos para trabalhar na ação e comprovar que o trabalho executado pela Instituição é social".

A Emater/RS-Ascar está presente em 493 dos 497 municípios gaúchos, atendendo cerca de 250 mil famílias de agricultores e pecuaristas familiares, quilombolas, indígenas, assentados da reforma agrária e pescadores artesanais, muitos em situação de vulnerabilidade social.

Texto:Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalista Júlio Fiori
Veja Mais Fotos:

Jornal Popular

Rua Presidente Vargas, 542 - Caixa Postal 31

Nova Prata/RS - CEP: 95320-000

Email: jornal@jornalpopular.com.br

Fone/Fax: (54) 3242 1907

cardume.net
agência digital