Nova Prata - sexta, 19 de abril de 2024
Logo
Geral Nova Prata - RS, 12/03/2014 - 21:56 por Jornal Popular
Mais de 12 mil visitantes no 21º Rodeio Crioulo do Prata
Evento aconteceu nos dias 6 a 9 de março

Danças tradicionalistas foram muito disputadas

Foto: Cláudia Valéria Graff/JP

O Centro de Tradições Gaúchas Querência do Prata – 51 anos, cultivando a TRADIÇÃO, promovendo CULTURA – teve a satisfação de receber em sua sede na Linha Severino Ribeiro, mais de 12.500 pessoas: gaúchos e gaúchas, visitantes, tradicionalistas e amigos que vieram a Nova Prata, atendendo ao seu convite e participaram do 21º RODEIO CRIOULO DO PRATA, com certeza, levaram no seu costado, a alegria e o carinho da alma hospitaleira do povo pratense.

A programação, tanto Campeira quanto Artística, foi, totalmente, cumprida com intensa participação de público.

O Troféu Vicencio Paludo, iniciou, às 18h da quinta-feira, dia 06, com 130 duplas inscritas. No mesmo dia, às 20h, aconteceu a Charla Cultural que versou sobre A Música Gaúcha, a cargo do Conselheiro do MTG Dauro Soares e Umberto Polachini, músico e pesquisador da história e cultura gaúcha. Simultaneamente, iniciou a Mostra Cultural sobre o patrimônio histórico-cultural de Nova Prata com pesquisa e fotos relativas à Cascata da Usina, Igreja Matriz e Painéis de Basalto. Na sexta-feira, dia 07/03, a partir das 14h, reiniciaram os concursos de laço individual mocho com 110 inscrições, Troféu Paulo Lenzi: 120 duplas, em sequência, gineteadas . Às 21 horas, no palco do mato, aconteceu a tertúlia com apresentação de declamadores e danças tradicionais, seguida do baile com o grupo Tchê Fandango de Passo Fundo.

Às 8h do sábado, 8, reiniciaram os concursos de laço e a partir das 13h30min, os concursos artísticos. Momentos emocionantes, nesse dia, destacam-se no Troféu Encosta do Prata, quando homenageado Toni Fanton, a oração da Ave Maria com a presença do Pe. Adelar Zanetti e cerimônia oficial de abertura do Rodeio. A seguir, aconteceram gineteada na pista de Laço II, entrega de prêmios dos concursos artísticos do dia e Baile com Tchê Fandango no palco do mato.

No galpão, a partir das 20h, da sexta-feira e do sábado, a Subseção Nova Prata da OAB/RS, por iniciativa da Comissão Especial do Jovem Advogado (CEJA), com o apoio da Universidade de Caxias do Sul (UCS), promoveu “TERTÚLIA E ORDEM”, uma oportunidade de confraternização e enriquecimento cultural para advogados e estudantes de Direito.

O sol radiante do domingo trouxe ao parque de rodeio milhares de pessoas que desde cedo circularam e apreciaram a beleza e emoção dos concursos artísticos, gineteada, continuidade dos concursos de laço com destaque ao troféu ex-patrão Dorcelino Mezzomo e Laço Prenda – troféu Judith Davi Lenzi – homenagem ao Dia da Mulher, totalizando 10.932 armadas, distribuídas pela inscrição de 101 quintetos, 235 duplas, 110 individuais mocho e 302 laço família.

Foram consumidos 2.400kg de carne do famoso bom churrasco do Querência do Prata, em agrupamentos familiares e de amigos espalhados no capão do mato. O acampamento da família gaúcha contou com a ocupação de cerca de 40 barracas, sem contar as inúmeras da campeira que cobriram todos os espaços destinados ao seu acampamento.

Os resultados concursos campeiros e artísticos podem ser encontrados no site: www.ctgquerenciadoprata.com.br

Enfim o 21º Rodeio Crioulo do Prata segue a trajetória de sucesso que, desde a sua 1ª edição em 1984, constitui-se o maior evento tradicionalista desta Nova Prata, Capital Nacional do Basalto e Terra das Águas Termais.

O evento teve a participação de 40 entidades com a participação de 44 invernadas de danças e 82 participantes em apresentações individuais.

Veja Mais Fotos:

Jornal Popular

Rua Presidente Vargas, 542 - Caixa Postal 31

Nova Prata/RS - CEP: 95320-000

Email: jornal@jornalpopular.com.br

Fone/Fax: (54) 3242 1907

cardume.net
agência digital