Nova Prata - quinta, 18 de abril de 2024
Logo
Região Fagundes Varela - RS, 11/03/2015 - 17:00 por Jornal Popular
Fagundenses são incentivados a reaproveitar água
O município apresentou uma medida simples, mas que incentiva a instalação de cisternas no município

Ela utiliza água da chuva para a horta, jardim e limpeza da casa

Enquanto grandes cidades e Estados como São Paulo e Minas Gerais, sofrem com a falta de água e estudam projetos para minimizar os problemas causados pelo desabastecimento, o pequeno município de Fagundes Varela apresentou uma medida simples, mas que incentiva a instalação de cisternas no município, garantindo à redução de custos, à preservação do meio ambiente e a sustentabilidade dos nossos recursos, através da captação das águas das chuvas.
Os fagundenses que possuírem cisternas com capacidade superior a 1.000 litros terão desconto de 10% no IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano). Para isso, os proprietários devem ir até a Secretaria da Fazenda, junto a prefeitura, até o dia 10 de fevereiro e solicitar o desconto.
Foi o que fez a agricultora Lurdes Taglian Conte, 54 anos. Ela investiu há três anos numa cisterna e agora reutiliza a água captada das chuvas. “Investi cerca de R$ 500,00 com capacidade de 3 mil litros e agora cultivo uma bela horta”, ressalta. Com a água reaproveitada, Lurdes irriga hortaliças, legumes e ainda, utiliza no jardim da casa.
A água das cisternas pode ser utilizada em vasos sanitários, irrigação de jardins e lavagem de pisos, evitando o uso de água tratada onde não há necessidade e contribuindo para a preservação de rios.
O aumento no IPTU de 2015, aprovado pela Câmara de Vereadores, foi de 3,69%, baseado no cálculo do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) do ano passado.
Os contribuintes que quiserem pagar à vista o IPTU tem prazo até o dia 15 de abril, com 5% desconto. O Imposto poderá ainda, ser pago em até três vezes, com vencimentos para 15 de maio, 15 de junho e 15 de julho.
Veja Mais Fotos:

Jornal Popular

Rua Presidente Vargas, 542 - Caixa Postal 31

Nova Prata/RS - CEP: 95320-000

Email: jornal@jornalpopular.com.br

Fone/Fax: (54) 3242 1907

cardume.net
agência digital